segunda-feira, 22 de março de 2010

Quem quer pizza?, por Rafaela Torres Galindo


Pelo visto, a campanha dos fichas-limpas vai tardar, como já era previsto, a ser aprovada. Infelizmente, mesmo tendo recolhido 1,6 milhões de assinaturas, o projeto corre sério risco de não entrar na pauta de votação da Câmara, a tempo de ser validado para as eleições deste ano. É muito simples o que acontece, basta entender que estamos no Brasil, e aqui, como é de praxe, tudo acaba em pizza. Em reunião marcada para esta terça-feira, o presidente da Câmara, Michel Temer, disse que pedirá apoio dos parlamentares junto às bancadas. O mais interessante é que a matéria estará pronta para ser examinada no plenário na semana após a Páscoa. Somente, na semana APÓS a Páscoa, claro! Antes, não dá gente.

De acordo com Temer, o projeto poderá ser aprovado, pois “o texto melhorou bastante”. Agora, o registro será negado se houver alguma condenação, em primeira ou segunda instância, mas desde que imposta por um colegiado e não por um único juiz. Ainda de acordo com o presidente, a medida serve para evitar perseguições políticas. Mas é claro! Afinal, os entranhados nessa malha de corrupção temem perder a herança dos cargos eletivos, que, hoje, virou hereditário. Quantos Coelhos não estão no poder? Quantos Lacerda? Uchoa, Costa, Guerra e os Sarneyzinhos? Tão bonitinhos... todos enfeitados de atos secretos, que, na maioria das vezes, quase todos dizem desconhecer.

Diante deste cenário, tenho a impressão de que os políticos vivem em um mundo a parte do nosso. Com suas próprias leis, orbitando entre os milhões dentro de cuecas, meias e bolsas e carteiras da Louis Vuitton. Para começar, político no Brasil, só tem amigo doleiro, lobista e empreiteiro. É uma propina cá, um cartão corporativo pra lá, um escandalozinho da farra das passagens aéreas, e para apimentar e instigar nossos ânimos, que tal um mensalão para nos deixar ainda mais vidrados nesse reality show da pornopolítica brasileira?

Outra coisa que me chama atenção são as faces, por vezes tão inatuais dos nossos politiqueiros. Quem não se lembra do semblante de Roberto Jefferson durante a CPI do mensalão? Suado? Não, não! Nem um pouco... e quem não se lembra, também, da célebre frase: “Dirceu, você desperta em mim os instintos mais primitivos”. AAAh perae gente! Isso é digno de palmas! Lindo! Pra nós, brasileiros comuns, eu só tenho a lamentar, não fazemos parte dessa realidade. E a campanha dos ficha-sujíssimas, ao meu ver, parece que irá permanecer no vácuo, quando não, irá depender das iniciativas do nosso sistema Judiciário vegetativo.

domingo, 21 de março de 2010

Opinião Pública já era!, de Rafaela Torres Galindo


Sempre tive inveja de Lula. Sempre cobicei, imoderadamente, o seu eufemismo que, por vezes, soa tão bem aos ouvidos do populacho. Mas, desta vez, nosso “Hermes” brasileiro parece ter cambaleado ao comparar os presos políticos de Cuba a bandidos comuns, ou dizer que greve de fome não é pretexto para liberação de presos, em referência aos protestos de perseguidos políticos no País. A questão é muito simples. Os jovens de hoje e a opinião pública parecem não entender que é difícil para a geração de Lula falar mal dos Castro, condenar os fuzilamentos, as burrices que andam fazendo, porque Cuba, afinal, era tudo. O Lula, na realidade, é um nostálgico, isso mesmo, em nenhum momento ele se arrependeu de suas declarações, pelo contrário, a sua mente impregnou a lívida lembrança de um bando de garotos barbudos, lindos, com metralhadoras na mão, tomando a ilha, expulsando o ditador e fundando o socialismo, sonho máximo de generosidade.

Dizem que Lula e a candidata a sucessão do trono, ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, foram presos políticos no Brasil. Mas me digam o que isso importa agora? E dái? Isso tudo faz parte do passado, acreditem. Hoje não são mais do que meras lembranças de um ex-pobre, sindicalista e caboclo. O Lula anda de jatinho, ganha prêmios e é condecorado em países mundo a fora. O presidente é o cara. Acreditem! Em suas últimas declarações, Luís Inácio Lula da Silva defendeu que seu colega iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, e o regime dos aiatolás não PODEM ser comparados a Adolf Hitler. É isso mesmo! Para quem beijou a mão de Jader Barbalho, sim, aquele mesmo que foi pego acusado de formação de quadrilha e de desviar verbas da antiga Sudam (Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia) qualquer afirmação que seja feita, é de se esperar e, ainda mais, de se louvar. A popularidade do presidente desmistifica qualquer certeza de realidade. Afinal, se 80% da população brasileira o admira, quem é a opinião pública para falar alguma coisa?

Os Fuzilamentos de três de maio, Goya

quinta-feira, 18 de março de 2010

Noel Rosa, o Poeta da Vila, tem repertório revisitado na festa dos Caranguejos Antenados



Quem marcar presença na festa dos Caranguejos Antenados conhecerá grandes obras do mestre Noel Rosa. Nascido no Rio de Janeiro, em 11 de dezembro de 1910, o Poeta da Vila, como era conhecido, foi um dos maiores e mais importantes artistas da música no Brasil.

Sambista, cantor, compositor, bandolinista e violinista, Noel de Medeiros Rosa, através do rádio, principal meio de comunicação da época, deu contribuição fundamental na legitimação do samba de morro no “asfalto”. Em menos de dez anos de carreira, o Poeta da Vila criou uma incontável quantidade de músicas, muitas delas, atualmente, clássicos do samba de raiz.

Na celebração dos Caranguejos Antenados, o público poderá conferir clássicos do vanguardista, em suas gravações originais, como Com que Roupa (1929), Gago Apaixonado (1930), Onde Está a Honestidade (1933), Filosofia (1935), Palpite Infeliz (1935), além de vários outros clássicos que marcaram a introdução e a fusão do samba na cultura brasileira. Noel morreu no dia 4 de maio, em 1937, vítima da tuberculose.

A Tentação de Santo Antônio, de Dalí

Agenda Cultural

Sexta-feira (19) - Apresentação gratuita das bandas Semente de Vulcão e Elementos, às 22h, na Casa da Moeda.

Sábado (20) - Show com as bandas Tacape e Mandala, às 23h, no N.A.V.E. Ingressos R$ 7.

Vamos Todo Poderoso Timão!!!


Valeu Timão! Ao contrário de muitos comentaristas que não entendem nada de futebol e ainda se arriscam a dar palpites infundados, afirmo que o Corinthians tem hoje o melhor elenco, sim, e a melhor disposição tática do país. Concordo com o Mano Menezes ao afirmar que o Todo Poderoso tem que melhorar muito mais. Melhorar para dominar de vez o ranking dos melhores times do Brasil e papar a tríplice coroa. Ontem, na vitória fora de casa contra o Cerro Porteño, do Paraguai, foi dado mais um passo para a ascensão que todos esperam da equipe em 2010, no ano do centenário do campeão dos campeões.

A equipe do Paraguai conheceu a força da nação corintiana, que invadiu o Defensores del Charco para empurrar o Corinthians na conquista do seu maior objetivo, a Taça Libertadores da América. A marcação foi a marca do jogo. O Corinthians definitivamente não deixou o Cerro Porteño jogar. Com três volantes, Ralf, Jucilei e Elias, a falta de criatividade dos jogadores paraguaios esbarraram na marcação forte do timaço e inviabilizaram qualquer jogada que provocasse algum perigo para a meta do goleiro Felipe.

Com o oportunismo do atacante Ronaldo, que deixou o dele após cinco partidas sem marcar, o Corinthians sai do Paraguai líder, invicto e com a melhor campanha dos times brasileiros até aqui. Vale frisar que com a equipe que Mano possui em mãos, realmente precisa-se melhorar bastante, já que o Timão vive de títulos. Diferentemente dos outros treinadores, como o Dorival Jr., do Santos, que acha que seu time é o melhor do mundo porque tem ganho de times como o Naviraiense. Quero ver quando nos batermos nas semi-finais do paulistão, se vai dar R9 ou o menino mais menino do que nunca, Neymar.