segunda-feira, 8 de novembro de 2010

As Meninas, de Velázquez

Obra-prima do pintor Velázquez provoca admiração e dúvidas mais de 350 anos depois, de Sérgio Miranda



Diego Velázquez tinha acabado de fazer 57 anos quando, em 1656, deu por concluída mais uma encomenda dos reis da Espanha. Principal artista da corte de Filipe IV, Velázquez ficou satisfeito com As Meninas, tela que se tornaria sua obra-prima. Exposto no Museu do Prado, em Madri, o quadro, de 3,18m por 2,76m, foi chamado assim porque "menina" era um jeito de se referir às aias, damas de companhia da família real. Na tela, Margarida Teresa, de 5 anos, filha de Filipe IV, aparece entre duas delas. Além das três, outras oito personagens estão representados. E a aura de mistério do quadro envolve as explicações sobre quem são essas pessoas, a disposição de todos na cena e a presença do próprio pintor na tela. Mas, afinal, o que Velázquez está pintando?

Duas teorias principais respondem a essa pergunta. A mais difundida delas defende que Velázquez está retratando os reis, que estariam no mesmo lugar do observador do quadro e aparecem refletidos em um espelho ao fundo. Os demais estariam no mesmo lugar do observador do quadro e aparecem refletidos em um espelho ao fundo. Os demais estariam ali entretendo os dois. Outros dizem que ele está pintando a pequena infanta. Mas como isso seria possível se o artista está atrás dela? A explicação estaria em outro espelho, posicionado na frente de todos e que teria permitido ao pintor ver o reflexo das meninas e o seu próprio. O casal real estaria ali para assistir à filha. Independentemente de qual teoria vale, uma coisa é certa: a obra entrou para a história como um elogio à arte do retrato e ao papel do artista.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Mais de 70% do desmatamento amazônico vira lixo

De cada dez árvores derrubadas na região amazônica, sete vão para a lata do lixo



Nada de móveis, portas ou cabos de vassouras. De acordo com estudo do Instituto Nacional de Pesquisas Amazônicas (INPA), de cada 10 árvores derrubadas na área, sete são, simplesmente, descartadas como resíduos. Ou seja, a grande maioria é jogada na lata de lixo.

O principal problema é o processamento da madeira. Feito praticamente de forma artesanal e com baixa tecnologia, apenas 30% das toras é aproveitado. Essa fatia representa a parte mais nobre da árvore para os devastadores.

O resto, na forma de serragem e de sobras, é descartado. A desorganização dessa exploração afeta, principalmente, as comunidades ribeirinhas. Afinal, alguns núcleos de exploração incrustados na floresta sobrevivem do processamento de madeira.

Nessas comunidades, todo resíduo é despejado nos rios. Segundo a engenheira agrônoma do INPA, Rosana Costa, na água, a serragem pode fermentar e soltar os produtos químicos que foram passados nos troncos. “Isso causa a morte do rio, como aconteceu no rio Trairão”, alertou.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

A caça as bruxas continua, por Rafaela Galindo.


As Igrejas, Caótica e Evangélica, se aproveitam do segundo turno das eleições para pregar uma falsa moralidade em defesa dos que muitos asseveram ser o “direito à vida”. Nos últimos dias, temos acompanhado o embate entre o PT e as instituições religiosas, numa atitude fascista, clerocrata e antidemocrática onde as Igrejas pressionam os partidos que se declaram a favor do casamento gay e do aborto.

Na última quarta-feira, durante visita ao Centro Integrado de Reabilitação de Teresina, a presidenciável Dilma Rousseff (PT) afirmou que se comprometerá em estudar/divulgar uma carta dizendo que não irá mexer na legislação sobre o aborto e o casamento entre homossexuais. Isso já era evidente! Num país cheio de oligarquias, onde a vontade das batinas pedófilas e dos crédulos lunáticos é soberana, não há espaço para debater questões como essas julgadas pagãs pela sociedade.

Pouco antes disso, em 2008, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assinou uma Concordata com a Santa Sé, onde uma das cláusulas se dirigia a questão da proibição do aborto, da adoção de crianças por casais homossexuais e do casamento gay. Todas as vezes que algum revolucionário agnóstico, ateu revoltado ou pastor luterano tentou viabilizar, pelo menos, o debate no País, veio o cinismo da mídia sacristã e a soberania da Igreja para brochar e acabar com alguma possibilidade de respeito aos direitos humanos.

No final do ano passado, o 3° Programa Nacional de Direitos Humanos, apresentado pelo governo, foi ceifado. Tudo para acalantar o ego das lideranças católicas e evangélicas que hoje, por coincidência, integram a maior bancada no Congresso Nacional. É uma espécie de troca de favores: eu calo a boca e você me dá os votos (as cabeças). “Vale tudo em nome do Senhor”. Num País que ainda sofre as conseqüências da catequização dos índios, a Igreja e a mídia se sentem a vontade para orquestrar nas questões relacionadas à liberdade individual. Em favor da manutenção do poder, temos a nossa liberdade limitada. Fim à liberdade!

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Vem aí a Segunda Edição da Festa dos Caranguejos Antenados

Com novidades, projeto inovador trás Mamelungos, A Praça, 3 Xícaras, Cosmo Grão e Smoke Signal e torna obrigatório a entrega de donativos



Cerveja gelada, música de qualidade, curtição e responsabilidade social. A segunda edição da festa dos Caranguejos Antenados, no dia 6 de novembro (sábado), das 12h às 22h, na sede do Partido Social Cristão (PSC), na Avenida Mário Melo, no mesmo local da primeira edição, chega para consolidar de vez este projeto inovador que agrega a cultura alternativa das artes com o apoio a entidades filantrópicas.

Com o grande prazer de mais uma vez celebrar a união dos amigos através da música e de participar, efetivamente, na ajuda a quem necessita, a festa dos Caranguejos Antenados trás algumas novidades na segunda edição. Desta vez, cinco bandas de prestígio da capital pernambucana, uma a mais do que a Edição Eros, além do som multicultural e contagiante do DJ Caranguejo Antenado, irão animar o público conceituado do evento.

Além de A Praça (EXPERIMENTAL) e 3 Xícaras (EXPERIMENTAL), participantes da Edição Eros, as bandas Mamelungos (EXPERIMENTAL), Smoke Signal (REGGAE) e Cosmo Grão (THE DOORS/LED ZEPPELIN), além do DJ residente tocando obras primas do jazz, blues, rock, mento, calypso, rocksteady, ska, reggae, surf music, instrumental, samba, bossa nova e música brasileira, prometem confirmar a festa dos Caranguejos Antenados como o novo movimento social alternativo do Recife.

A segunda novidade priorizou a atitude social e humana, através da obrigatoriedade da entrega do quilo de alimento não-perecível ou roupa que não esteja sendo usada na portaria do local do evento. O grande objetivo dos Caranguejos Antenados é fortalecer o movimento musical na região com idéias e atitudes sociais inclusivas, beneficiando assim todas as partes da sociedade. Além do Núcleo de Apoio a Criança com Câncer (NACC), desta vez os donativos serão entregues também as vítimas das enchentes de Pernambuco.

Toda estrutura será garantida para melhor conforto do público. Além de confortável e arejado, o espaço conta com banheiros masculino e feminino higienizados, espaço para descanso (chill-out) com mesas, cadeiras e esteiras e ampla oferta de alimentação, com sanduíche saboroso e suculento de strogonoff de salsicha, brotinho de pizza, vitamina de açaí inigualável e torta fina de chocolate preparada por Tia Cristina da Torta da Hora.

Lembrando que todos os participantes da Caranguejos Antenados – 2ª edição participam dos vários brindes da grife Maria Ferreira. Os convites estão custando R$20 até o dia 25 de outubro. De 26 de outubro à véspera da festa, no dia 5 de novembro, os convites custarão R$25. No dia ou no local da festa, serão oferecidos na portaria pelo preço de R$30.

Os convites podem ser adquiridos com os idealizadores da iniciativa:

Caio e Rafaela: 9401.4229
Felipe Bispo: 9820.5364
Carol: 8816.0443
Rip: 8566.1007

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Receita de Suco de Açaí da Nana para começar o dia bem!


Ingredientes:

1 Polpa de Açaí da Marca Rajá
100ml Água
100ml Leite
50ml Charope de Guaraná
1 Banana Pequena
1 Colher Rasa de Farelo de Aveia
1 Colher Rasa de Mel Karo

Modo de Preparo:

Misture tudo e deixe por 1 minuto e meio no liquidificador.

Boa degustação.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Seja Marginal, Seja Herói, de Hélio Oiticica

Metade das cidades brasileiras usa lixão a céu aberto; porcentagem era de 70% em 1989, da Folha.com


Metade dos municípios brasileiros ainda usam lixões a céu aberto como destinos para resíduos sólidos, segundo a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico 2008, divulgada nesta sexta-feira (20.08.2010) pelo IBGE.

De acordo com o levantamento, 22% dos municípios destinam o lixo a aterros controlados e 27,7%, a aterros sanitários.

O IBGE afirma que o quadro exige soluções urgentes, mas destaca que o número de domicílios que usam os lixões caiu nos últimos 20 anos. Em 1989, 80% dos locais armazenavam resíduos sólidos a céu aberto; em 2000, ano em que o IBGE realizou a pesquisa anterior, eram 72,3%

Em alguns locais, porém, a situação é bastante grave. Paiuí, Maranhão e Alagoas destinam mais de 95% dos resíduos aos lixões.

Santa Catarina foi o Estado com os melhores resultados na coleta. Lá, 87,2% do lixo é destinado a aterros sanitários controlados.

A Pesquisa Nacional de Saneamento Básico levantou informações sobre todos os municípios brasileiros. Os pesquisadores do IBGE foram a campo no segundo semestre de 2008.