domingo, 16 de maio de 2010

Documentarista Jean Rouch ganha mostra, de Ernesto Barros

Durante nove dias, o Cinema da Fundação e a Sala João Cardoso Ayres sediam a maior retrospectiva da obra do cineasta e antropólogo francês já exibida no Recife.



O cineasta-antropólogo francês, Jean Rouch, falecido em 2004, não é totalmente desconhecido do público recifense. Há três anos, algumas obras-primas de sua vasta filmografia fora la pièce de résistance do IV Panorama Recife de Documentários, realizado pela Prefeitura do Recife. Porém, em termos de grandiosidade, nada supera a Mostra Jean Rouch, de 14/05 (sexta-feira) até o dia 23/05 (domingo), no Cinema da Fundação e na Sala João Cardoso Ayres, no Derby, com entrada gratuita para o público.

Esta é a versão itinerante da grande retrospectiva exibida em algumas capitais brasileiras em 2009, sendo um dos principais eventos do Ano da França no Brasil. Com o mesmo curador à frente, o filósofo e ensaísta mineiro, Mateus Araújo Silva, a Mostra Jean Rouch traz um conjunto de 37 filmes, divididos em 17 programas, que reúne os momentos mais sublimes e mais fortes do cineasta, entre eles clássicos do cinema verdade - verité - como Eu, um negro, Crônica de um Verão, Os Mestres Loucos, Jaguar e A Caça ao Leão com Arco, entre outros.

Além dos filmes, a mostra conta com uma série de palestras e debates sobre a obra de Jean Rouch, com a participação do curador, professores da UFPE, entre eles, Paulo Cunha, Renato Athias, Laécio Ricardo e Camilo Soares, além dos cineastas, Vincent Carelli, Marcelo Pedroso e Gabriel Mascaro. Confira logo abaixo a programação deste domingo da Mostra Jean Rouch. Todos os dias postaremos a programação do evento.

Ernesto Barros: ebarros@jc.com.br

Endereço:

Cinema da Fundação e Sala João Cardoso Ayres
Rua Henrique Dias, 609 - Derby. Fone: 3073.6688

Nenhum comentário: